1 Surto de virose assola Salvador

Dor de cabeça, febre, tosse, espirros edores musculares. Esses são os principaissintomas de mais um surto de virose queassola Salvador. A doença, apelidada de"Quebra ae", pode ainda vir acompanhada decomplicações gastro-intestinais, como vômitoe diarréia. Em média, dura entre dois (02)e quatro (04) dias.

O aumento nos atendimentos de casos da doençafoi registrado tanto em hospitais particulares,como o Hospital Português, quanto em postos desaúde, como o 5º Centro. As unidades, noentanto, não informaram números precisos sobreos atendimentos na última semana. O surtoafeta também a produtividade de empresas,devido aos casos de licença médica. Numaagência bancária no bairro da Calçada, porexemplo, quatro (04) dos 14 funcionáriosnão compareceram ao trabalho nestasegunda-feira devido ao problema.

A reportagem do A Tarde On Line procurou aassessoria de imprensa da Secretaria Muncipalde Saúde para obter o número de casosregistrados pelos hospitais e postos desaúde da rede municipal, mas ninguém foiencontrado.

De acordo com o médico infectologistaGuilherme Ribeiro, virose é o nome que sedá a um tipo de doença genérica, semelhantea um resfriado, causada por vírus, e que podeter manifestação respiratória ougastro-intestinal. "O vírus é transmitido peloespirro, tosse ou pela fala de pessoas infectadas,especialmente em ambientes fechados e ondehá grande concentração de pessoas", diz.Outro fator que influencia a proliferação dadoença é a mudança de clima, que pode diminuira resistência imunológica individual.

O médico conta que a doença ocorre em ciclosdevido a característica própria dos vírus,que é a capacidade de mutação. "Cada vezque o nosso corpo é infectado, criamos umaresistência imunológica ao agente infeccioso.No entanto, muitos vírus mudam algumas desuas características, o que os faz parecerdiferentes para o nosso corpo e voltamos aficar doentes. Essas mutações acontecem emintervalos regulares de tempo e é por issoque a doença aparece em ciclos", explica.
Apesar não haver um tratamento especificopara viroses, a recomendação é que seprocure orientação médica a fim de prevenirpossíveis complicações, como a desidrataçãocausada por uma eventual diarréia. "Éimportante que o paciente procure ingerirbastante líquido, além de procurar ficar emrepouso", recomenda. "A recuperação dopaciente acontece naturalmente, mas somenteum médico pode avaliar corretamente o pacientepara saber se há necessidade de tratamentohospitalar, por exemplo", alerta Ribeiro.


Como forma de prevenção, o infectologistaaconselha seguir as orientações básicas dehigiene, como lavar periodicamente as mãos,lavar e cozinhar os alimentos antes deconsumi-los e ficar atento aos casos dadoença entre familiares ou colegas de trabalho.


Vou voltar para cama..... não aguento mais.

1 recados:

Unknown disse...

BOM ATENDIMENTO HOSPITALAR AJUDA

VIROSE EM SALVADOR

Caminho cedo com certa regularidade e sexta 16 saí cedo, 5h30 e logo após as higienes básicas, incluindo o vaso sanitário.
Parecia que algo inexplicável não ia bem e mesmo assim fui à rua caminhar. Não andei mais que cem metros e mais que de repente uma vontade imensa de ir ao vaso (não fazia meia hora da primeira vez), e assim voltei à casa.
Levei esposa ao trabalho e fui trabalhar, já sentindo mal estar estomacal e calafrios leves.
Lá pelas oito horas veio o terceiro ataque diarréio, e até às onze mais cinco vezes.
Optei por voltar para casa, já meio trêmulo, e diarréia brava. Não raro, não dava tempo de chegar ao vaso, o que obrigou-me a usar fraldas para adultos.
De noite a situação se complicou e foi chamado médico, que aplicou medicação básica e diagnosticou como virose.
A coisa continuou complicando e pela 8h do sábado já estava internado no 247 do Hospital Português.
O diagnóstico não foi vírus e sim infecção bacteriana, de menor incidência, mas que compõe a tal Virose em Salvador.
Hoje terça 20 recebo alta e a diarréia já se foi - não sem antes ser internado com todas as medicações e excelente atendimento médico-clínico no Hospital Português.
Ironicamente, a médica atendente hoje não compareceu e sua substituta disse que sua ausência devia-se a ataque de diarréia, possivelmente nos termos acima narrados - e tomara que não.
Aproveito para zier que vendemos e damos assistência para bebedouros, filtros e purificadores de água.
Sinceramente, espero que quem esteja lendo não passe pelo que eu, e muitos, estão sofrendo pela tal virose de abril.
APARECIDO LADISLAU.FAVINI
71-88331768/32671067

Página Anterior Próxima Página Home
 

Copyright © 2012 Pitaco Pink! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger